As vendas no varejo da zona do euro desaceleraram 2,7% em dezembro ante novembro do ano passado, segundo dados publicados nesta segunda-feira (6) pela Eurostat, a agência oficial de estatísticas da União Europeia (UE).
Na União Europeia, as vendas caíram 2,6%.
No confronto anual, o índice de vendas no varejo ajustado ao calendário diminuiu 2,8% na zona do euro e 2,5% na UE.
Resultados por setor na variação mensal
Entre os setores componentes do varejo da zona do euro, houve queda de 2,9% em alimentos e bebidas e tabaco. Enquanto isso, o setor de produtos não alimentícios recuou 2,6% e, combustíveis automotivos, -2,3%.
Já no caso da União Europeia, houve queda de 2,9% e, alimentos, bebidas e tabaco e -2,8% em produtos não alimentícios. Porém, a região registrou alta de 2,3% em combustíveis automotivos.
Entre os Estados Membros, as maiores reduções mensais ocorreram na Holanda (-6,3%), Alemanha (-5,3%) e Luxemburgo (-3,8%). Os maiores aumentos foram observados na Eslováquia (+2,3%), Áustria (+1,6%) e Romênia (+1,3%).
Resultados por setor na variação anual
Quando se compara o ano de 2022 com 2021, os setores se comportaram da seguinte forma na zona do euro:
- Alimentos, bebidas e tabaco: -6,9%
- Produtos não alimentícios: -0,6%
- Combustíveis automotivos: +6,0%
Na União Europeia:
- Alimentos, bebidas e tabaco: -6,6%
- Produtos não alimentícios: -0,9%
- Combustíveis automotivos: +7,3%
Entre os países, as principais quedas anuais no volume de vendas no varejo ocorreu na Bélgica (-9,2%), Dinamarca (-8,4%) e Suécia (-7,1%). As maiores altas foram observadas em Malta (+5,7%), Roménia (+5,3%) e Espanha (+4,6%).
Entre em contato com a redação Money Crunch: imprensa@moneycrunch.com.br