Utilizando uma doação da Solana Foundation, organização responsável pela rede blockchain, a primeira loja física da Solana, Solana Spaces, foi aberta na última quinta-feira (28) na cidade de Nova York.
A Solana, cuja criptomoeda nativa SOL é o nono maior token por capitalização de mercado, tornou-se uma rede alternativa e popular à cara blockchain Ethereum para a negociação de NFTs — tokens exclusivos e desenvolvidos em blockchain que representam propriedade — e o uso de aplicações descentralizadas (ou dapps).
A loja se situa dentro do centro comercial Hudson Yards, entre os bairros do Chelsea e Hells’ Kitchen.
Dirigindo-se à comunidade em uma sessão de perguntas e respostas improvisada no Twitter no dia do lançamento, Vibhu Norby, CEO da Solana, explicou que a loja destina-se a ensinar novos usuários sobre como usar aplicativos descentralizados (DApps), funcionando como uma espécie de “centro cultural” e “embaixada”.
“Dentro [da loja], você aprenderá como a Solana funciona e o que é a Web3. Iremos configurar uma carteira e [gerar] seus primeiros NFTs, e te guiar com suas primeiras transações na blockchain”
tuitou a conta Solana Spaces
Cada tutorial é patrocinado por um projeto executado na blockchain. Stepn, Orca, Solana Pay, Metaplex e Magic Eden estão atualmente hospedando tutoriais na loja. Os clientes recebem um NFT por concluir um tutorial.
Além dos tutoriais de NFT e carteira Phantom, o local também irá fornecer uma exibição interativa com NFTs — e muitos produtos com temática da Solana para venda, incluindo tênis de corrida Blanksoles de edição limitada.
Antes da inauguração oficial, a Solana Spaces abriu suas portas no último fim de semana para que um grupo de 30 visitantes tivesse uma prévia da loja.
Segundo o CEO, o espaço trará até 100.000 pessoas por mês ao ecossistema Solana.
Falando ao Cointelegraph em uma entrevista por telefone, Norby disse que a loja teve 400 visitantes, sugerindo também que novas lojas físicas nos Estados Unidos estavam em andamento e que “a loja foi projetada para pessoas que são novas na blockchain. ”
Até o momento, os compradores reagiram positivamente à nova loja. O parceiro de capital de risco recíproco Craig Burel a chamou de “bastante épica” em um post no Twitter na quinta-feira, ecoando as impressões de outros compradores.
Além disso, Norby deu a entender que uma loja virtual também estava em desenvolvimento junto com outras lojas físicas.
Entre em contato com a redação Money Crunch: imprensa@moneycrunch.com.br