Na última terça-feira (26), o São Paulo Futebol Clube se tornou o primeiro time da América do Sul a comprar um jogador utilizando moedas digitais. Em parceria com a plataforma Bitso, a transação veio para trazer o meio-campista Giuliano Galoppo como reforço para o time.
Há algumas semanas, a Bitso e o SPFC anunciaram a primeira venda de ingressos para os jogos no Morumbi por meio de criptomoedas. E, no início deste ano, o time mexicano Tigres realizou junto à Bitso a primeira transação de uma jogadora profissional de futebol utilizando cripto, quando a brasileira Stefanny Ferrer foi vendida para o Angel City dos EUA.
“Este é um momento histórico para a Bitso, o São Paulo e o futebol sul-americano. Nossa principal missão junto ao SPFC é contribuir para a maior modernização, digitalização e inclusão no esporte brasileiro, e este é mais um passo importante nesta direção”
afirmou Thales Freitas, CEO da Bitso no Brasil.
A transação também é a mais cara de toda a história do time: o Tricolor desembolsou cerca de 6 milhões de euros (R$ 32 milhões), que deverão ser pagos ao longo de seis meses ao argentino Club Atlético Banfield. De acordo com apurações feitas pelo portal Livecoins, a cripto utilizada foi a stablecoin USDC.
Sem fluxo de caixa por uma dívida que se aproxima dos R$ 700 milhões, de acordo com o último balanço financeiro divulgado, o São Paulo traçou como objetivo a busca por parceiros para arcar com a transferência.
Segundo o SPFC, o reforço no time ficará a disposição do técnico Rogério Ceni para as disputas do Brasileirão, da Copa do Brasil e da CONMEBOL Sul-Americana. O contrato de Galoppo durará até junho de 2027.
Porém, apesar da contratação nada ortodoxa, o salário do jogador não será pago em criptomoedas.
Em sua chegada, o jogador se mostrou feliz de fazer parte da história do clube paulista, agradecendo a torcida pelo apoio.
“A torcida do São Paulo me mandou muitas mensagens pelas redes sociais. A verdade é que é um clube gigante, com a história de ser tricampeão mundial. Isso é algo que se fala muito, é algo que se associa imediatamente com o São Paulo: o tricampeão mundial. Tenho muita vontade de colocar essa camisa e dar o melhor. Creio que é um passo muito importante na minha carreira e vou doar tudo para conseguir coisas importantes com a equipe.”
disse o mais novo jogador do São Paulo
Entre em contato com o Money Crunch: imprensa@moneycrunch.com.br