Na última quinta-feira (9), autoridades do Uruguai anunciaram que o país abrigará o primeiro laboratório de inteligência artificial da Microsoft na América Latina. A confirmação veio após o acordo feito durante a Cúpula das Américas, realizada dos dias 6 a 10 de junho em Los Angeles.
O anúncio foi realizado após uma reunião do presidente da Microsoft para a América Latina, Rodrigo Kede Lima, o ministro da Indústria do Uruguai, Omar Paganini, ambos em Los Angeles, e o presidente uruguaio, Luis Lacalle Pou, que participou virtualmente.
A presidência uruguaia informou em comunicado que o laboratório centrará seus esforços no desenvolvimento de soluções para projetos através da inteligência artificial e internet das coisas (AI e IoT nas siglas em inglês).
As tecnologias “jogarão um papel-chave em ajudar a resolver alguns dos maiores desafios do mundo, desde a agricultura e a atenção médica, até o meio ambiente e a educação”.
O AI and IoT Insider Lab será o quarto no mundo, vindo depois do localizado em Redmond (Estados Unidos), Xangai (China) e Munique (Alemanha).
Sua atuação será na criação de protótipos de soluções potenciais que permitam “mostrar rapidamente a organizações e sócios empresariais como aproveitar as tecnologias de AI e IoT para visualizar, transformar, inovar e resolver seus desafios de transformação”.
Na visão de Kede Lima, ministro da Indústria do Uruguai, o acordo é uma mostra da “grande oportunidade” que a região tem para “acelerar a transformação digital”, podendo enquadrar o país como um “Hub” de inovação para desenvolver uma rede de laboratórios e plataformas para promover “novas disrupções”, como inteligência artificial, robótica avançada e realidade virtual.