O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) industrial global atingiu em novembro o seu pior nível em 29 meses, recuando para 48,8. Em outubro, o indicador estava em 49,4. Os dados foram publicados na quinta-feira (1º) pelo J.P. Morgan e pela S&P Global.
Agora, o PMI permanece abaixo da marca neutra de 50,0 por três meses consecutivos.
De acordo com o J.P. Morgan e a S&P Global, 23 das 31 nações para as quais havia dados disponíveis tiveram leituras de PMI em novembro indicando contração, incluindo China, Estados Unidos, Zona do Euro e Japão.
Os dados separados por setor indicaram que a produção caiu nas indústrias de bens de consumo, intermediários e de investimentos.
O desempenho mais fraco foi bens intermediários, que tiveram uma queda sólida nos volumes de produção. Em comparação, as desacelerações nos produtores de bens de consumo e investimento foram leves.
Bennett Parrish, economista global do J.P.Morgan, comentou que os PMIs de novembro apontam para uma intensificação da desaceleração global da manufatura, já que o índice de produção caiu para uma nova mínima desde junho de 2020.
“No entanto, houve algumas notícias positivas em relação aos preços, pois as pressões de continuaram a diminuir. O índice de prazos de entrega também melhorou, consistente com o sinal dos indicadores de custo de frete de alta frequência que mostram as condições da cadeia de suprimentos se normalizando.”, afirmou o economista.
Entre em contato com a redação Money Crunch: imprensa@moneycrunch.com.br