O Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido cresceu 0,5% em outubro, após uma queda de 0,6% em setembro, de acordo com dados preliminares divulgados nesta segunda-feira (12) pelo Escritório Nacional de Estatísticas (ONS, na sigla em inglês).
Agora, estima-se que o PIB esteja agora 0,4% acima dos níveis pré-pandemia (fevereiro de 2020).
O ONS destacou que as estimativas de setembro sofreram influência negativa do feriado bancário pelo funeral da Rainha Elizabeth II, quando algumas empresas podem ter fechado ou operado de forma diferenciada.
Considerando um espaço de tempo maior, o PIB caiu 0,3% nos três meses até outubro de 2022 em comparação com os três meses até julho de 2022.
O setor de serviços do país avançou 0,6% em outubro, com a maior contribuição para o crescimento vindo do comércio atacadista e varejista, além do setor de reparação de veículos automotores e motocicletas, que cresceu 1,9% no mês. Em setembro, havia recuado 0,8%.
A produção de serviços voltados ao consumidor cresceu 1,2% no mês, após quedas de 1,7% em setembro e 1,6% em agosto. Já a produção permaneceu praticamente estável em outubro, após crescimento de 0,2% em setembro.
A manufatura foi o único subsetor a contribuir positivamente para a produção em outubro, compensada por contribuições negativas do fornecimento de eletricidade, gás, vapor e ar-condicionado e abastecimento de água, esgoto e gerenciamento de resíduos.
O setor de construção cresceu 0,8% em outubro, em seu quarto aumento consecutivo (0,4% em setembro, 0,6% em agosto e 0,2% em julho).
Entre em contato com a redação Money Crunch: imprensa@moneycrunch.com.br