Na noite da última segunda-feira (19), o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva confirmou que o ex-governador e senador eleito Camilo Santana (PT-CE) ocupará o cargo de ministro da Educação.
A decisão foi feita durante uma reunião em Brasília, na companhia da atual governadora do Ceará, Izolda Cela, que será a secretária nacional de Educação Básica. Também estavam presentes o vice-presidente Geraldo Alckmin, o futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad e o deputado estadual eleito do Ceará, Elmano de Freitas.
Até o momento, a governadora Izolda era uma das mais cotadas para assumir o ministério, uma vez que Lula havia decidido aproveitar a força de senadores eleitos aliados dentro do Congresso.
Quem é Camilo Santana?
Formado em ciências agrárias pela Universidade Federal do Ceará, Santana construiu sua trajetória política na cidade de Barbalha. Sua carreira política se iniciou no PSB, partido do seu pai, Eudoro Santana, que foi deputado estadual por quatro mandatos.
Em 2000, foi candidato à prefeitura pelo PSB e em 2004 pelo PT, mas foi derrotado nas duas oportunidades.
Entre 2003 e 2004, ocupou o cargo da superintendência adjunta do Ibama no Ceará e, posteriormente, assumiu a secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará entre 2007 e 2010, no governo de Cid Gomes.
A primeira disputa eleitoral bem sucedida foi em 2010, sendo eleito como deputado federal pelo Ceará. Na época, foi o candidato mais votado, com mais de 131 mil votos.
Entre em contato com a redação Money Crunch: imprensa@moneycrunch.com.br