Em comunicado, economistas do JPMorgan apontam para uma “recessão leve” nos Estados Unidos na segunda metade do próximo ano. A previsão se baseou nas expectativas de que o Federal Reserve (Fed, banco central norte-americano) aperte ainda mais a política monetária para frear a inflação.
O JPMorgan prevê que a economia dos EUA sofra uma contração de 0,5% no 4º trimestre de 2023, e possivelmente se arrastando para 2024. Isso deve reduzir o Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA em 2023 para 1% – quase metade de sua previsão para 2022.
Sobre os juros, o banco espera mais 100 pontos-base de aumentos pelo Fed até março de 2023, depois de subir mais de 300 pontos-base até agora este ano.
Uma elevação de 50 pontos é esperada em dezembro, seguida de duas altas de 25 pontos em fevereiro e março.
Espera-se que a inflação dos preços ao consumidor nos EUA diminua para 4,1% até o final de 2023. Em outubro, a taxa era de 7,7%.
Além disso, a índice PCE, medida de inflação preferida do Fed, deve moderar para 3,4% no próximo ano.
Com a desaceleração resultante na demanda agregada, a economia norte-americana pode eliminar mais de um milhão de empregos até meados de 2024, influenciando o Fed a reduzir os juros em 50 pontos-base por trimestre a partir do segundo trimestre de 2024.
Entre em contato com a redação Money Crunch: imprensa@moneycrunch.com.br