• Criptomoedas
  • Negócios

Irã contorna sanções dos EUA e anuncia 1ª importação utilizando criptomoeda

Nesta terça-feira (9), o governo do Irã anunciou seu primeiro pedido oficial de importação pago com criptomoeda, no qual as mercadorias importadas estão avaliadas em US$10 milhões.

A informação foi trazida por um funcionário do Ministério da Indústria, Minas e Comércio, Alireza Peyman-Pak, diretor da Organização de Promoção Comercial do Irã (TPO), em seu perfil no Twitter.

No mesmo tweet, Peyman também disse que até o final de setembro, o uso de criptomoedas e contratos inteligentes será amplamente empregado no comércio internacional com as nações que são o foco da iniciativa.

O país não informou qual criptomoeda foi usada na transação.

Possibilidade de contornar as sanções dos Estados Unidos

A importação anunciada é o primeiro passo para permitir que o Irã negocie por meio de ativos que contornam o sistema financeiro global dominado pelo dólar e negocie com outros países igualmente limitados pelas sanções dos EUA, como a Rússia.

Os Estados Unidos impuseram restrições às atividades com o Irã sob várias autoridades legais desde 1979, após a tomada da Embaixada dos EUA em Teerã.

A sanções foram uma resposta ao programa nuclear iraniano e ao apoio iraniano aos grupos Hezbollah, Hamas e Jihad, considerados organizações terroristas, além do apoio iraniano às milícias xiitas no Iraque e aos houthis na guerra civil do Iêmen também são motivos de sanções.

No momento, o país está desenvolvendo sua própria moeda digital, a “cripto rial”. Segundo um ministro, o Irã não tem planos de permitir o uso Bitcoin e outras criptomoedas como pagamento.

Em um anúncio feito recentemente, o Banco Central do Irã (CBI) declarou que os documentos sugerem que as regras abrangem a criação e a emissão dessa moeda digital. As regras especificam que o rial digital será criado e seu fornecimento máximo será decidido apenas pelo CBI.

Entre em contato com a redação Money Crunch: imprensa@moneycrunch.com.br

Compartilhe esse artigo
  • facebook
  • twitter
  • linkedin

Bolsa de valores

icone caixa de correio Assine nossa newsletter Receba nossas novidades por e-mail. Assine a newsletter

Matérias relacionadas