Na última quinta-feira (22), foi revelada a versão protótipo do console desenvolvido pela Zilliqa, blockahcin de primeira camada. Parte do lançamento de um hub de jogos, o aparelho possui um design elegante com uma variedade de entradas, incluindo conexões HDMI, Ethernet, USB-C e USB 3.0.
A maior parte dos detalhes sobre as especificações do console estão ainda em sigilo, mas a Zilliqa destacou sua sua facilidade de uso, incluindo uma carteira de criptomoedas e mineração integrada para “esconder a complexidade do Web3 do usuário final”.
Segundo informações do comunicado enviado à imprensa, os engenheiros da Zilliqa passaram seis meses na fase de pesquisa, projetando e testando o console com a intenção de integrar perfeitamente os aspectos da Web3 – carteira criptográfica, software de mineração, tecnologia blockchain – em uma experiência de jogo reconhecível.
De acordo com Valentin Cobelea, chefe de tecnologia de jogos da Zilliqa, a empresa “adotou a abordagem de esconder a complexidade de criar a carteira Web3 incorporada”. Como exemplo de uma referência a ser imitada, citou a coleção de NFTs (tokens não fungíveis ) NBA Top Shot.
Por meio da conclusão de missões, tarefas e missões de play-to-earn nos jogos, os jogadores poderão ganhar tokens Zilliqa (ZIL) – que podem ser considerados semelhantes a moedas ou recompensas em jogos tradicionais, mas com as funções adicionais da tecnologia blockchain.
Juntamente, a Zilliqa afirmou que “os jogadores poderão minerar tokens ZIL”, um processo “levará a uma maior descentralização da blockchain Zilliqa, expandindo o número de mineradores globalmente”.
Sobre a receita que pode ser gerada, Cobelea disse que isso “depende de quão bons são os jogadores”. Embora ainda não tenha divulgado detalhes do preço do console, afirma que “pode eventualmente se pagar”.
Após a fase de testes, o console de jogos está programado para ser lançado no primeiro trimestre de 2023, juntamente de dois títulos nativos da Zilliqa, incluindo o jogo de tiro em primeira pessoa (FPS) WEB3WAR.
A Zilliqa foi fundada em 2017 e, dois anos depois, lançada na rede principal como uma blockchain de contrato inteligente de primeira camada.
Nos últimos meses, vem buscado esforços para expandir sua influência no universo dos jogos, juntando-se à Blockchain Gaming Alliance (BGA) em abril deste ano e forjando parcerias com as equipes de eSports MAD Lions, RRQ e, mais recentemente, Alien Worlds e XBorg.
Entre em contato com a redação Money Crunch: imprensa@moneycrunch.com.br