Na Nigéria, o Bitcoin vem se mostrando como uma alternativa de valor e reserva para uma grande parcela de investidores, em meio ao colapso da Naira, moeda fiduciária do país, com a alta da inflação.
Em cerca de um mês, a moeda local caiu significativamente em relação ao dólar, o que espalhou preocupações entre a população.
Pesquisa apontam que o BTC no país vem sendo adquirido em grandes quantidades de forma ativa, não apenas como investimento, mas também como forma de proteger o capital.
A exchange peer-to-peer LocalBitcoins registrou um aumento de 258% nas compras de BTC em comparação com a semana passada.
Porém, o pânico atingiu patamares maior quando Godwin Emefiele – Governador do Banco Central da Nigéria – alertou clientes de bancos, indivíduos de alto perfil e políticos para se absterem de retirar naira para convertê-lo em dólar.
Ele assegurou que um sistema especial de vigilância vai monitorar todas as operações ilegais e punir quem não seguir as regras.
Juntamente com o LocalBitcoin, outras plataformas também notaram o aumento do interesse na criptomoeda por parte dos moradores do país africano. Foi o caso, por exemplo, da plataforma de negociação P2P Paxful.
Segundo a corretora, o volume de negociação no ano passado foi de mais de US$ 760 milhões e havia 2 milhões de usuários únicos da Nigéria. No entanto, nos primeiros meses deste ano, os moradores locais realizaram transações no valor de cerca de US$ 400 milhões.
Entre em contato com a redação Money Crunch: imprensa@moneycrunch.com.br