Ainda neste ano, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) pretende antecipar a implementação da tecnologia 5G em mais de mil cidades no Brasil. As informações foram concedidas por Carlos Baigorri, presidente do órgão, ao jornal O Globo.
Até o momento, as operadoras só poderiam oferecer a tecnologia em cidades com 500 mil habitantes. Mas, agora, cidades próximas a esses municípios com mais de 200 mil habitantes também terão acesso ao 5G, mesmo que tenham poucos habitantes.
Pelo cronograma original, essas cidades com mais de 200 mil habitantes só receberiam a tecnologia a partir de 2026.
Como já se tem visto, a implantação do 5G enfrenta dificuldades, mesmo nas cidades maiores. A Conexis Brasil Digital apurou que 10 dos 26 municípios com mais de 500 mil habitantes não possuem leis específicas para a instalação de antenas e outros recursos necessários para receber a nova tecnologia.
De acordo com Baigorri, a Anatel vai liberar a faixa de frequência das redes, com a instalação de filtros em antenas parabólicas. Mas as empresas não precisarão necessariamente instalar o 5G nas cidades menores após os municípios adequarem as suas legislações para receber a tecnologia.
A próxima etapa do plano de implementação do 5G determina a ampliação do número de antenas nas capitais, com o objetivo de ter 1 antena para cada 50 mil habitantes, previsto para ser concluído em julho de 2023.
A cobertura 5G em todos os municípios do país está programada para ocorrer apenas em 2029.
Entre em contato com a redação Money Crunch: imprensa@moneycrunch.com.br