A partir do dia 30 de junho, o YouTube passou a testar um novo recurso para permitir que os criadores de conteúdo usem músicas com direitos autorais em suas produções. Com a novidade, os influenciadores poderão utilizar canções de artistas populares e ainda monetizar os vídeos.
Até agora, os canais que utilizavam músicas com direitos autorais costumavam perder a monetização do vídeo, podendo até receber strikes (banimento dos vídeos) pelos conteúdos indevidos.
A questão da desmonetização de vídeos é um assunto recorrente entre os influenciadores que ganham dinheiro no YouTube — milhares de vídeos são desmonetizados por usarem músicas de terceiros.
Estamos começando a experimentar maneiras de aumentar as opções de música dos criadores de conteúdo. Isso inclui a introdução da capacidade de os criadores de conteúdo acessarem as músicas de nossos parceiros enquanto ainda podem gerar receita com seus vídeos
revelou o YouTube em uma publicação oficial
No momento, o recurso está sendo usado por um número limitado de criadores selecionados. A plataforma ainda não divulgou detalhes sobre um possível lançamento geral para os usuários, mas deve divulgar mais informações nos próximos meses.
Entre em contato com a redação Money Crunch: imprensa@moneycrunch.com.br