Em junho, os novos pedidos de bens de capital fabricados nos Estados Unidos aumentaram mais do que o esperado. Em paralelo, os embarques foram sólidos, sugerindo que os gastos empresariais com equipamentos terminaram o segundo trimestre em uma base forte, apesar do aumento dos juros e dos temores de recessão.
Segundo o anúncio feito nesta quarta (27) pelo Departamento de Comércio, as encomendas de bens de capital fora do setor de defesa, excluindo aeronaves, uma medida de planos de gastos empresariais, aumentaram 0,5% no mês passado.
O chamado núcleo das encomendas de bens de capital aumentou 0,5% em maio. Nesse componente, economistas consultados pela Reuters previam avanço de 0,2%.
Os embarques avançaram 0,7%, após um aumento de 1,0% em maio – esse dado é usado para calcular os gastos com equipamentos na medição do Produto Interno Bruto. Porém, os gastos empresariais com equipamentos provavelmente contribuíram para o crescimento do PIB no último trimestre.
Os dados do PIB do segundo trimestre devem mostrar que a economia apresentou uma taxa de crescimento anualizada de 0,5%, de acordo com pesquisa da Reuters.
Entre em contato com o Money Crunch: imprensa@moneycrunch.com.br