• Criptomoedas

Anatel regulamenta aparelho de mineração de criptomoeda Helium (HNT)

Um aparelho de mineração de criptomoedas foi regulamentado nos últimos dias pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), segundo informações do portal Tecnoblog. Portanto, o equipamento passa a ser legalizado pelo órgão federal brasileiro e pode ser utilizado sem temores pelos mineradores de moedas digitais.

Atualmente, a atividade de mineração de criptomoedas não é regulada no Brasil. Mesmo assim, a atividade de mineração de bitcoin no país é pequena, sendo os custos de importação e energia algumas das barreiras para a prática.

A liberação da Anatel faz referência a um aspberry Pi 4 adaptado para minerar a criptomoeda Helium (HNT), que se chama RAK v2 Helium Miner Hotspot. Em lojas virtuais no idioma em português, o item novo custa em média R$ 4.000,00.

A moeda tem a proposta de criar uma rede global para internet das coisas (IoT), recompensando usuários que ajudam a manter seu ecossistema. Dados da Helium informam que 876 mil hotspots, como são chamados esses equipamentos, encontram-se instalados em todo o mundo.

No Brasil, os mineradores da moeda estão concentrados principalmente nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo.

Distribuição dos mineradores da criptomoeda no país. Fonte: Helium

Compartilhe esse artigo
  • facebook
  • twitter
  • linkedin

Bolsa de valores

icone caixa de correio Assine nossa newsletter Receba nossas novidades por e-mail. Assine a newsletter

Matérias relacionadas