• Tecnologia

Apple, Google e Microsoft implementarão login com criptografia ano que vem

Na última quinta-feira (5), a Apple, Google e Microsoft anunciaram uma parceria para “tornar a web mais segura e utilizável para todos”. Ao longo do ano que vem, as empresas se comprometeram a expandir o suporte para login sem senha em todos os sites, aplicativos e sistemas que controlam.

A nova tecnologia substituirá a autenticação por senha – que é feita atualmente. Disponível para iOS, macOS, Safari, Android, Google Chrome, Windows e Microsoft Edge, permitirá que as empresas ofereçam uma opção sem senha de ponta a ponta.

Utilizando a impressão digital, reconhecimento facial ou PIN do aparelho, os usuários passarão a fazer login por meio da mesma ação realizada várias vezes ao dia que já são utilizadas para desbloquear os próprios dispositivos.

O funcionamento na tecnologia em iOS (dispositivos da Apple)/ Foto: divulgação/Google

As big techs asseguram que o novo método é mais seguro do que as senhas comuns e autenticação por SMS. Fazendo com se tenha mais proteção contra ataques de phishing.

O recurso foi desenvolvido pela FIDO Alliance e o World Wide Web Consortium (W3C) e, até o momento, exige que o login seja feito separadamente em cada plataforma e dispositivo.

Como funcionará?

De acordo com o Google, o usuário poderá definir o seu celular como o principal dispositivo de autenticação para sites, apps e demais serviços digitais.

Feito isso, o aparelho armazenará uma credencial fornecida pela FIDO, baseada em criptografia de chave pública. Esta credencial será usada para desbloquear a conta online – podendo ser biometria, PIN ou desenho de padrão na tela.

Como principal vantagem, o mecanismo faz com a ação de criminosos seja dificultada, já que a prática de usar a mesma senha em todos os sites não será mais praticada.

Além disso, facilita a recuperação de contar, já que não exige um novo cadastro em caso de perda do telefone, pois as chaves são salvas em um backup na nuvem.

Compartilhe esse artigo
  • facebook
  • twitter
  • linkedin

Bolsa de valores

icone caixa de correio Assine nossa newsletter Receba nossas novidades por e-mail. Assine a newsletter

Matérias relacionadas