Após revisar os números da exchange, se tornou improvável que a Binance concretize sua proposta de aquisição da rival FTX. A informação foi dada por uma pessoa familiarizada com o assunto para o portal CoinDesk.
Segundo a fonte, a Binance ficou fortemente inclinada a cancelar a transação após revisar os dados internos da FTX, que está no meio de uma crise de liquidez, e os compromissos de empréstimo da empresa.
Na carta de intenção para a aquisição da exchange, anunciada na última terça-feira (8) – quando a posição financeira da corretora fundada por Sam Bankman-Fried parecia estar fora de controle -, a Binance disse que investigaria as contas.
Ao Money Crunch, a Binance fez o seguinte pronunciamento:
Como resultado da due diligence corporativa, bem como das últimas notícias sobre fundos mal administrados de clientes e supostas investigações de agência dos EUA, decidimos que não daremos continuidade à potencial aquisição da FTX.com.
No início, nossa expectativa era poder oferecer suporte aos clientes da FTX para prover liquidez, mas os problemas estão além do nosso controle ou capacidade de ajuda.
Toda vez que um grande player de um setor falhar, os consumidores de varejo sofrerão. Vimos nos últimos anos que o ecossistema de criptomoedas está se tornando mais resiliente e acreditamos que, com o tempo, os atores que fazem uso indevido dos fundos dos usuários serão eliminados pelo livre mercado.
À medida que os arcabouços regulatórios são desenvolvidos e a indústria continua a evoluir em direção a uma maior descentralização, o ecossistema crescerá com mais robustez
Após a publicação, o mercado voltou a passar por turbulências, com o Bitcoin (BTC) atingindo nova mínima de dois anos, a cerca de US$ 16.900, e o Ethereum (ETH) caindo para menos de US$ 1.150.
O cancelamento do acordo seria mais um passo inusitado do caso que domina o mercado cripto e deixa investidores em modo de máxima cautela nesta semana.
O colapso da FTx vem pós o CoinDesk publicar um furo de reportagem na semana passada sobre o balanço da Alameda Research, a empresa-irmã da FTX.
A história gerou preocupações sobre a estabilidade financeira do império de criptomoedas de Sam Bankman-Fried, que inclui ambas as empresas, levando a uma crise de liquidez na FTX.
Entre em contato com a redação Money Crunch: imprensa@moneycrunch.com.br