O Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) da indústria chinesa, calculado pelo Caixin/S&P Global, ficou em 49,2 em outubro, acima dos 48,1 em setembro e ligeiramente acima da expectativa de 49,0.
Porém, o número ainda permaneceu abaixo da marca de 50 pontos que separa crescimento de contração.
Uma pesquisa do setor privado divulgada nesta terça (1º) mostrou que atividade industrial da China enfraqueceu em outubro, uma vez que as prolongadas restrições contra a Covid-19 interromperam a produção e reduziram a demanda.
Portanto, tudo indica para uma recuperação econômica mais fraca no quarto trimestre.
Em linha com o PMI oficial da China, que caiu inesperadamente em contração no mês passado, a redução da atividade industrial pesou sobre a recuperação da segunda maior economia do mundo, em meio a uma crise imobiliária cada vez mais profunda e à demanda enfraquecida.
Tanto a produção quanto os novos pedidos ampliaram os declínios no início do quarto trimestre, à medida que surtos de Covid-19 e medidas rigorosas de contenção pesavam sobre qualquer recuperação significativa, mostrou o PMI.
A atividade mais fraca continuou a pressionar o mercado de trabalho, com queda no emprego industrial pelo 7º mês seguido.
“Os atuais ambientes doméstico e internacional continuam complicados e difíceis, e os fatores desfavoráveis que afetam o desenvolvimento econômico aumentaram. Em particular, a disseminação do coronavírus em muitas regiões restringe significativamente a oferta e a demanda”, declarou Wang Zhe, economista do Caixin Insight Group.
Entre em contato com a redação Money Crunch: imprensa@moneycrunch.com.br