A Tesla atualizará o software de quase 1,1 milhão de veículos da marca nos Estados Unidos porque o sistema automático de reversão do fechamento da janela pode não reagir corretamente ao detectar uma obstrução, aumentando o risco de ferimentos aos usuários.
Em comunicado enviado à Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário dos EUA (NHTSA), a fabricante disse que irá realizar uma atualização remota de software do sistema dos vidros. A atualização abrange alguns veículos Model 3 2017- 2022, Model Y 2020-2021 e Model S e Model X fabricados entre 2021 à 2022.
Segundo a NHTSA, o fechamento das janelas sem um adequado sistema automático de reversão pode exercer força excessiva sobre o usuário do veículo antes de ativar a retração dos vidros, aumentando o risco de ferimentos.
A Tesla afirmou que não recebeu informações sobre eventuais acidentes, lesões ou mortes relacionadas ao problema.
Mas, o órgão declarou que os veículos da marca não cumpriram os requisitos de um padrão federal de segurança envolvendo vidros elétricos.
Durante o teste do produto em agosto, a Tesla identificou que o desempenho do sistema de reversão automática da janela apresentava “variações maiores do que o esperado em resposta à detecção de compressão”.
Após testes adicionais, a montadora determinou que o desempenho de detecção e recolhimento das janelas não atendeu aos requisitos dos sistemas.
A partir de 13 de setembro os veículos em produção e em pré-entrega receberam uma atualização de software para corrigir a falha.
Entre em contato com a redação Money Crunch: imprensa@moneycrunch.com.br