O Google pretende disponibilizar a versão beta do Android 14 em abril de 2023. A novidade vem de uma pequena atualização na seção de Perguntas Frequentes do Programa Beta Android, que pode ter passado despercebida por muitos usuários.
A mudança está na resposta da pergunta “Quanto tempo dura cada programa Beta?”. Após a explicação de que “dispositivos inscritos receberão atualizações contínuas, incluindo lançamentos trimestrais de plataforma (QPRs) seguidos pela próxima plataforma não lançada até que você opte por cancelar a inscrição do dispositivo no programa”, está a nova data.
Antes, o Google informava que o programa beta do Android 13 QPR ficaria disponível até junho de 2023. Agora, as atualizações seguem apenas até março do ano que vem.
Na metade de agosto, o beta do Android 13 foi concluído com o lançamento público estável do sistema operacional. Ele chegou primeiro para usuários que têm telefones Pixel 4, 4 XL, 4a, 4(5G), 5, 5a, 6, 6 Pro e Pixel 6a, dois meses antes do esperado, em outubro.
O Android 13 Beta segue em setembro com lançamentos trimestrais da plataforma. Com o QPR, testadores têm acesso antecipado aos recursos mais recentes adicionados pelo Google aos modelos Pixel compatíveis.
Para participar, é preciso conferir se o smartphone é aceito no programa. Em seguida, o usuário deve escolher em qual beta deseja se inscrever. Ao aceitar os termos, é possível compartilhar avaliações diretamente do dispositivo ou pela comunidade no Reddit.
Porém, como são versões de pré-lançamento, as atualizações podem conter erros, afetando o funcionamento normal do celular. Por ser instável, o software beta obriga usuários a ficarem no programa até que a versão definitiva seja lançada. Caso contrário, é preciso limpar o dispositivo ao deixar os testes.
Entre em contato com a redação Money Crunch: imprensa@moneycrunch.com.br